"... Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca..."

Pessoal, clique em READ MORE para ler os posts completos,ok?

Catas Altas... sabe onde é?

População total (atual): 4.561 habitantes.

Antigo arraial de Catas Altas do Mato Dentro. A cidade de Catas Altas se espraia sobre suaves colinas à sombra da imensa Serra do Caraça. O casario se espalha à volta da imponente Igreja Matriz, que faz contraponto com a capela de Santa Quitéria, ao longe. A grande praça central contempla a Matriz de Nossa Senhora da Conceição, com fachada em galilé (varanda embutida), na qual se identificam os três estilos do barroco mineiro. Esta praça, de nome Monsenhor Mendes, traz uma homenagem ao padre português Manuel Mendes Pereira de Vasconcelos, que muito contribuiu com a população local, do final do século XIX, ensinando-a sobre o plantio correto de vários cereais e também das videiras, até a fabricação do vinho. Isto como meio de subsistência, dada a decadência do arraial.






Da porta da igreja se tem a melhor visão da monumentalidade do contraforte da Serra do Caraça. Atingindo mais de 2.000m de altitude, a Serra do Caraça é um espetáculo da natureza.



O Parque Nacional assegura a preservação do meio ambiente, com fauna e flora muito ricas. O antigo alojamento dos estudantes foi transformado em hotel para os visitantes, que têm direito ao convívio com o lobo-guará. Habitante da reserva, o lobo costuma aparecer na porta do santuário para saudar os turistas. Matas, trilhas, cachoeiras sugerem caminhadas e escaladas, com a necessária orientação dos guias.

HISTÓRIA

O nome do município origina-se do nome das escavações realizadas nos morros e serra do arraial em busca de ouro. Foi oficialmente fundada em 1703, com o nome de Catas Altas. A palavra `cata` significa `garimpo` - "escavação mais ou menos profunda, conforme a natureza do terreno, para mineração". Em Catas Altas, as catas, os garimpos, as minas mais ricas e produtivas, estavam situadas nas partes altas, isto é, se encontravam no alto da serra. Os primeiros registros do povoado eram: Freguesia Nossa Senhora da Conceição das Catas Altas, depois Arraial de Catas Altas do Mato Dentro. A complementação `Mato Dentro` porque os bandeirantes iam entrando mata adentro com a sua caravana, levando uma imagem de sua devoção, por isso, a Padroeira de Catas Altas é Nossa Senhora da Conceição e ainda para justificar a diferenciação da cidade de Catas Altas da Noruega.

Foi elevada a freguesia em 1718, por meio de medidas administrativas coloniais e a Paróquia Nossa Senhora da Conceição declarada de natureza colativa (Vigário Colado = fixo no lugar), recebendo seis anos depois, seu primeiro Vigário. Em 1729, teve início a construção da atual Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição, substituindo uma igreja menor que havia no local. A Atual matriz que mesmo sem ter sido terminada em sua ornamentação interna, serviu à população, e serve até os dias de hoje.

De um arraial muito populoso, Catas Altas passou a quase deserto após terem acabado suas reservas auríferas. Esse fato fez com que o município se desenvolvesse de outra forma. A produção agrícola e vinícola passou a ser para subsistência e a exploração do minério de ferro fez com que a longo prazo, os horizontes se expandissem.

Catas Altas passou a pertencer ao município de Santa Bárbara em 1839, quando de sua emancipação, e por mais de dois séculos, manteve a população quase inalterada até o início da exploração do ferro pela Companhia Vale do Rio Doce, que fez com que a cidade prosperasse e aumentasse.
A emancipação de Catas Altas somente ocorreu em 21 de Dezembro de 1995.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha.
Vou adorar um recadinho seu.
Ah, vai... deixa um "oi"! rs
Só clicar aí acima em "postar um comentário".
beijos

Por onde passei...


Visualizar Por onde passei... em um mapa maior

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital