"... Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca..."

Pessoal, clique em READ MORE para ler os posts completos,ok?

Um pouquinho de História... TIRADENTES - MG

O poder do ouro deu à velha Tiradentes um dos mais belos acervos barrocos de Minas Gerais, uma verdadeira preciosidade setecentista.
Passado o fervor das extrações de ouro a cidade passou por um longo processo de decadência. Sua população declinou e pouco se construiu. No final do século XIX o mato crescia e quase ninguém era visto por suas ruas. Esse cenário em nada lembrava a antiga Vila de São José Del’Rei, fervoroso palco do frenesi, intrigas e murmúrios gerados pelo metal amarelo.
Quando se anda pelas estreitas ruas de Tiradentes parece ser possível ouvir as frases libertárias dos Inconfidentes, que ali se reuniram secretamente diversas vezes.
A situação começou a mudar no início do século XX, no momento em que alguns intelectuais redescobriram a cidade. Tombada pelo Patrimônio Histórico Nacional em 1938, Tiradentes renasceu e hoje é invadida pelas mais diferentes pessoas. Os turistas chegam em busca de liberdade e uma volta ao passado. Conhecer Tiradentes é respirar história, é esquecer as frivolidades modernas (deixar o carro no estacionamento é um bom começo) e se deliciar com o jeito simples e ao mesmo tempo muito sofisticado desta cidade mineira.
Vários eventos importantes encontram nela a locação perfeita, como a Mostra de Cinema e o Festival de Gastronomia e Cultura, quando as ruas se enchem de visitantes.
Igrejas, capelas e o casario antigo compõem o circuito principal, que parte sempre do Largo das Forras, o grande ponto de encontro e centro da cidade. Na praça do Largo existem charretes com guias que circulam pelos principais pontos turísticos. Partindo pela rua Direita em direção ao Largo do Sol atingimos a Igreja de São João Evangelista e Museu Padre Toledo. O padre participou do movimento da Inconfidência e sua casa serviu a muitas reuniões do grupo que lutou pela independência do Brasil.
A Matriz de Santo Antônio é o ponto alto do passeio. O escultor Aleijadinho é autor do risco da fachada e a igreja é a segunda do Brasil em quantidade de ouro (quase 500 Kg), perdendo apenas para a de São Francisco de Assis, em Salvador, na Bahia. Subindo pela rua da Santíssima Trindade chega-se ao Santuário de mesmo nome. Ali o alferes Tiradentes rezava e se inspirou no símbolo da Santíssima Trindade (o triângulo), da qual era devoto, para confeccionar a bandeira da nova Nação. Esta bandeira simboliza atualmente o Estado de Minas Gerais.
O Chafariz São José é outra preciosidade barroca. Construído em 1749 para abastecer de água a cidade, servir para lavagem de roupas e dar de beber aos animais. É considerado o mais belo de Minas e o único que possui oratório (imagem de São José de Botas). Logo atrás do chafariz, o Bosque da Mãe D’água convida para um belo percurso junto ao aqueduto em pedra construído pelos escravos.

0 comentários:

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha.
Vou adorar um recadinho seu.
Ah, vai... deixa um "oi"! rs
Só clicar aí acima em "postar um comentário".
beijos

Por onde passei...


Visualizar Por onde passei... em um mapa maior

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital