Maquiagem... curiosidades!
Resultado?!!
Curiosidades sobre maquiagem...
Maquiagem inteligente
Base, rímel e batom: eles ajudam não só a embelezar, mas tratam a pele
Por Luana Martins • 04/08/2008
Que elas nos deixam muito mais bonitas, femininas e sensuais ninguém pode negar - os homens que o digam! E ainda disfarçam aquelas imperfeiçãozinhas que só nós conhecemos mas que são capazes de nos tirar o sono. Companheira fiel, a maquiagem caminha de mãos dadas com as mulheres desde a Antiguidade, mas no percurso, muita coisa mudou. Os cosméticos ganharam fórmulas avançadas e uma função adicional - tratar a pele. Já é possível encontrar bases com filtro solar, batons hidratantes, pó com ativos rejuvenescedores e sombras com efeito lifting. O mercado oferece milhares de opções de produtos que ajudam a esconder os sinais do tempo e, de quebra, deixam a pele lisa, macia e reluzente.
"No Brasil, em virtude do clima quente, as pessoas costumam ter a pele mais oleosa. Quanto mais produtos usamos, mais gordurosa ela fica. As maquiagens atuais oferecem a vantagem de, em um único produto, reunir compostos como hidratantes, filtro solar, complexos anti-idade", revela a dermatologista Kátia Castello Branco, membro titular da Sociedade Brasileira de Medicina Estética. É o que podemos chamar de maquiagem inteligente.
É, mas nem sempre foi assim. Datam do Egito Antigo os primeiros registros de uso da maquiagem. Homens e mulheres pintavam os olhos com henna como uma forma de exaltação da beleza. A própria Cleópatra cobria a face com argila e maquiava os olhos com pó de khol. Os recursos eram os mais exóticos possíveis. No Japão, do século IX, as mulheres aplicavam uma forma de blush primitivo, à base de açafrão, para colorir as maçãs do rosto. Fora isso, graxa de botas já serviu como máscara de cílios, o carvão foi usado como sombra de pálpebras, e pétalas de rosa embebidas em álcool produziam um blush líquido. O.K. Nada atrativo! Somente no século XX, com o avanço da indústria química, os cosméticos se modernizaram e popularizaram. Na virada do milênio, surgiram novas fórmulas baseadas em tecnologia de ponta.
Alta tecnologia
E por falar em inovação, você já ouviu falar em nanotecnologia? É o ramo da ciência capaz de produzir micropartículas - um nanômetro corresponde a um milionésimo de milímetro - que são extremamente eficientes no transporte de nutrientes para camadas mais profundas da pele. E o melhor: nenhum destes produtos possui contra-indicações. "Esses ativos de tratamento podem ser usados por todas as mulheres. Quando uma maquiagem leva a uma reação alérgica ou irritação, a causa está em seus pigmentos e não nas substâncias ativas", esclarece Giselle.
Fonte: http://msn.bolsademulher.com/beleza/materia/maquiagem_inteligente/42762/1 (acesso em 05/07/09).
0 comentários:
Postar um comentário