(Petrópolis RJ)
Enquanto estava trabalhando em Juiz de Fora, MG, aproveitei para visitar Petrópolis - RJ, que fica a 130 km pela BR 040, uma cidade super histórica e lindinha.
Já chegamos na Catedral São Pedro de Alcântara, onde foi sepultada a Isabel Cristina Leopoldina Augusta Micaela Gabriela Rafaela Gonzaga de Bragança e Bourbon, a Princesa Isabel. rss
Como havia missa, não fiquei fotografando muito por dentro. Para falar a verdade só entrei no fundo mesmo.
Fica aberta para visitação diariamente das 8h às 18h.
![]() |
Ponte em frente à Catedral. |
Sinceramente não vi nada de mais lá. Ficaria satisfeita com a visão que temos da rua. rs
O Palácio foi construído na França em 1879 para servir de local para exposições e festas. Segundo informações no site de Petrópolis, "a sua mais bela festa foi realizada no domingo de Páscoa de 1888, na qual a princesa Isabel junto a seus filhos, entregou cartas de alforria a escravos, a maioria indenizando os seus senhores com notável campanha desenvolvida na cidade."
O Relógio de Flores fica em frente a Universidade Católica de Petrópolis. Foi construído para comemorar os 150 anos da Independência do Brasil, em 1972.
Bem pertinho, andando para a direita, fica a "Casa de Santos Dumont", uma casinha minúscula em cima de um terreno onde ninguém pensaria em construir nada.
Também é necessário pagar R$5,00 para entrar.
Esse passeio achei que valeu mais o valor do ingresso, já que podemos ver algumas curiosidades sobre o aviador, como esse banheiro com chuveiro aquecido a álcool.
A foto não está boa, mas vale a curiosidade registrada. |
![]() |
Observatório sobre a "Encantada" (como Santos Dumont chamava a casa). |
Em frente, a Universidade Católica de Petrópolis. |
![]() |
Foto tirada da Praça, com a Catedral ao fundo. |
Na praça há uma réplica do 14 Bis, construída para a comemoração do Centenário do voo do 14-Bis.
"Rapaz!!"
Encontrei alguém que gosta de comprar tanto ou mais que eu... né Nilda?! Ainda bem que as lojas estavam fechadas, senão o excesso de bagagem que já pagamos pra vir seria 3 vezes mais. rss
Almoçamos no Restaurante Luigi Massas e aqui vou fazer uma propagandinha. A comida é deliciosa, mas o sorvete italiano... hummmm!! É muito bom!!
Já no fim da tarde, voltamos para Juiz de Fora.
Na saída, passamos pelo Palácio Quitandinha.
O prédio foi construído em 1944 para ser o maior casino hotel da América Latina, em estilo normando-francês (por fora), bastante presente na arquitetura de Petrópolis devido à colonização alemã. Já foi um clube (quando o jogo foi proibido no Brasil pelo presidente Eurico Gaspar Dutra, em 30/05/1946) e atualmente é usado para congressos, eventos, shows, etc.
O Museu Imperial e outros locais estavam fechados devido à greve do pessoal da Cultura. :(
Só posso dizer que não é um lugar para um dia de visita. Tem vários lugares para conhecer, aproveitar a paz e fotografar.
1 comentários:
Kátia, Petrópolis é mesmo uma cidade muito legal. Que bom que vc passeou um pouco e não ficou só no trabalho. Qto à Juiz de Fora, eu tb gosto muito da cidade e dos amigos que aí estão.
E mais uma vez, foi um prazer conhecer vc e espero revê-la em breve. Vá com Deus. Bjs.
Surama
Postar um comentário