"... Ama-se pelo cheiro, pelo mistério, pela paz que o outro lhe dá, ou pelo tormento que provoca..."

Pessoal, clique em READ MORE para ler os posts completos,ok?

Matinhos PR...

Entre Caiobá e Pontal do Sul, a praia arenosa é interrompida, por algumas dezenas de metros, por um costão rochoso. Nesse local, quem viajava de Paranaguá a Guaratuba pela orla marinha era obrigado a deixar a praia e atravessar um trecho de restinga de pouco mais de 100 metros, para então retornar à praia até chegar a Caiobá. Esse trecho arenoso de mata baixa era conhecido como Matinho(sem o “s”). Em suas imediações, ao norte, desaguava um pequeno Rio Matinho, atualmente retificado e canalizado. 
Matinhos já ficou sob a administração de Guaratuba e Paranaguá. No dia 12 de junho de 1967 foi promulgada a lei de emancipação do Município de Matinhos, que foi formalmente instalado em 19 de dezembro de 1968.
A cidade fica no litoral do estado do Paraná, a 110 km da capital, Curitiba. Possui 36 balneários ao longo da sua costa, começando no Balneário Jardim Monções, onde faz fronteira com o município de Pontal do Paraná, e chegando ao famoso Balneário de Caiobá. No total, são cerca de 17 km de praias.
De entre os atrativos mais procurados em Matinhos está o Balneário de Caiobá. Ali, as praias Mansa, Bela, Brava e dos Amores figuram entre as preferidas, com belas paisagens e deliciosos banhos de mar. A Ilha da Tartaruga ou do Farol também faz sucesso entre os visitantes. Se ainda tiver disposição, a dica é uma visita ao Parque Estadual do Rio da Onça, que conta com um Centro de Visitantes e trilhos de fácil acesso, no meio de formações de restinga, capoeira e caxetais.
Fonte: Site da Prefeitura de Matinhos (acesso em 20/06/11).

Como o tempo era mínimo, não consegui visitar nenhum desses pontos. Ficou para a próxima de novo. rs
A ideia era ir até a praia, que ficava a duas quadras da escola, na hora do almoço, mas estava uma chuvinha meio chata.
Levei uma mega mochila com roupas quentinhas, pois já passei "o" frio no Paraná, mas não usei praticamente nada. Estava tão quente, ou mais, que aqui. Melhor, pelo menos não dá aquela preguiça mega de sair até da cama, como agora que estou com os dedos congelados e mal conseguindo digitar. rs
Então, depois da aula, só deu para ver o mar e comer um pinhão até o horário do ônibus.
Nossaaaaa, quanto tempo não comia pinhão!!! Sabe aquelas coisas que tem gosto da nossa infância?


Tempo muito nublado, quase chuvoso.
Por falar em pinhão ou tomar quentão (que a propósito, é bem diferente do quentão de Minas, pois é feito com vinho), essa semana tinha festa todos os dias por lá, foi aniversário da cidade e é a festa do padroeiro. Acho que todo ano no final de junho acontece essa festa.
Ah, se for comer por lá, o restaurante da Bisa é bom! Nas duas vezes que estive lá, foi bem rapidinho, um dia só, e nas duas comi no rodízio de massas desse restaurante. rs
Em Curitiba também se podia comer e beber na Feira Especial de Inverno.
Não sei dizer se tem todo ano também, mas se tiver oportunidade... vou dizer... vá com muita fome.

2 comentários:

Tati 6 de julho de 2011 às 09:50  

Olha só o quintal de casa aparecendo no blog! rsrsrs

Em julho é festa no litoral todo, é a festa da Tainha, que é um peixe abundante no inverno e como sobrava muito nas pescas, organizaram-se estas festas para despachar o estoque!

Ah, a festa daqui em Ctba tem em várias épocas do ano, todo ano. Lugar pra comer muito e gastar o que você tem e não tem em artezanatos e guloseimas!

Que pena que não nos vímos desta vez... O frio está de lascar desde domingo depois do feriado, congelante, pela manhã está comum o cara do jornal diser, em Curitiba agora -1º (as 7:30 della matina!)

Beijão!

Kátia Cris 11 de julho de 2011 às 07:03  

Nossa, que delícia, festa de peixe!! Eu iria me acabar. rss
Bom saber que a festa em Ctba acontece sempre, pq quando tiver por aí vou procurar. Queria ter ficado mais pra poder experimentar as comidinhas lá. rss
Nada de artesanato, mas a culiniária... hummm!
Ainda bem que nesse dia que estive por aí o frio ainda estava de leve. rs
-1ºC acho que eu já estaria congelada.

Beijooooo

Postar um comentário

Obrigada pela visitinha.
Vou adorar um recadinho seu.
Ah, vai... deixa um "oi"! rs
Só clicar aí acima em "postar um comentário".
beijos

Por onde passei...


Visualizar Por onde passei... em um mapa maior

  © NOME DO SEU BLOG

Design by Emporium Digital